Tampas antigas dos Ferroramas Estrela remasterizadas

 

Logo do Ferrorama Estrela – Anos 80

Olá amigos da Grama Toys!!!

Este post vai fazer o coração de muitos colecionadores bater mais forte assim como o meu quando vi esse material. Um lindo trabalho em equipe dos Ferroramistas idealizado por Fábio Barreiro. Ele é colecionador de ferroramas e disponibilizou horas e mais horas de trabalho duro para digitalizar, arrumar e montar os arquivos remasterizados das tampas das caixas dos Ferroramas Estrela.

Fábio Barreiro utilizou itens do seu acervo e de outros colecionadores (Francismar Santarosa, Douglas Bulhões, Clodoaldo França Lourenço, Paulinho Perucioque e Evaldo Queiroz) que dispunham de tampas em boas condições e colaboram para a realização do projeto. TODOS com o mesmo pensamento da Grama Toys, “Compartilhar informação de qualidade e gratuita“. É muito interessante ver como os colecionadores empenhavam-se para ajudar e isso fez toda a diferença.

Eu conheci o Fábio no grupo de Ferroramas no Facebook, além de outros colecionadores que compartilham informações sobre este vasto universo, tanto nacionais como internacionais. Todos são muito atenciosos e com o pensamento de ajudar o próximo. O pouco tempo que conversei com o Fábio, fez aprender sobre algumas coisas, valeu muito a pena.

Este trabalho, na minha visão, também é uma homenagem a empresa Brinquedos Estrela, pois somente pessoas que valorizam a história e os produtos produzidos por ela fariam algo do tipo. São itens de valor inestimável, antigos e de colecionador para colecionador, SEM CUSTO ALGUM. Creio que a própria Brinquedos Estrela deveria expor estes material em feiras, quem sabe lançar edições de colecionadores com as mesmas características? Pedidos não faltam para isso.

Espero que gostem deste trabalho, COMPARTILHEM com todos os amigos, valorizem o que o Fábio Barreiro e os demais Ferroramistas realizaram, relembrem o que a empresa Brinquedos Estrela representa para a história dos Ferroramas e acima de tudo RESPEITEM. NÃO ACEITAMOS QUE ESTES ARQUIVOS SEJAM VENDIDOS, ELES DEVEM SER COMPARTILHADOS SEM CUSTO ALGUM. ESTE É O DESEJO DE TODA A COMUNIDADE FERRORAMISTA.

Em breve vamos falar dos grupos de Ferroramas nas redes sociais do qual esse pessoal fantástico faz parte, aliás todos os grupos de colecionadores que encontrei possuem o mesmo pensamento de produzir conteúdo e compartilhar o material para os demais colecionadores ou fãs, isso é muito gratificante para continuarmos com a GRAMA TOYS e mostrando que o nosso colecionismo leva a sério a história.

Nosso agradecimento a empresa Brinquedos Estrela, aos Ferroramistas: Francismar Santarosa, Douglas Bulhões, Clodoaldo França Lourenço, Paulinho Perucioque e Evaldo Queiroz que colaboram com as tampas das caixas e ao Fábio Barreiro por produzir tudo isso, pois ajudou colecionadores de várias idades a completar seu ferrorama que estava com a tampa danificada,  sem a tampa ou mesmo relembrar um brinquedo tão especial do passado.

Abaixo está um tutorial de como produzir a sua tampa. Mesmo assim, você pode aplicar outra técnica de impressão ou montagem e compartilhar conosco seus resultados, afinal de contas essa é uma comunidade que visa ajudar o próximo. Comente como foi montar a sua caixa.

 

Tutorial 1 para fazer a tampa:

1- Procure uma gráfica que tenha plotter de impressão. Peça impressão em papel adesivo no tamanho indicado no arquivo;

2- Na papelaria, compre papel Paraná (recomendado o de 190g/m²);

3- Cole o papel adesivo nos locais deixando as abas para colar (parte cinza). Dobre as abas para dentro e cole. Use um pregador de roupas para fixar as partes até a cola secar.

 

Tutorial 2 (Dica do Fábio):

Procure uma gráfica especializada em impressão de caixas, lá eles podem realizar a impressão direto no papel Triplex com a gramatura mais próxima do original (300 a 350g/m²), a dica é levar uma tampa original para mostrar na gráfica o tipo de impressão que você deseja e papel. O problema dessa impressão é o alto custo, que em média sai R$200,00 por tampa.

A adaptação para o papel adesivo reduziu muito o custo, Fábio utiliza o papel Paraná de gramatura 420g/m². Este papel é mais resistente que o original Estrela, porém tem uma desvantagem por ser poroso e o adesivo pode soltar com o tempo.

 

Logomarca Ferrorama Estrela – Primeira série de modelos.

 

tampa_xp100

Tampa do Ferrorama XP-100

 

tampa_xp200

Tampa do Ferrorama XP-200

 

tampa_xp300

Tampa do Ferrorama XP-300

 

tampa_xp400

Tampa do Ferrorama XP-400

 

tampa_xp500

Tampa do Ferrorama XP-500

 

tampa_xp600

Tampa do Ferrorama XP-600

Observação: Falta apenas a tampa do XP-1100, assim que estiver pronta o Fábio irá nos avisar e vamos atualizar o post.

 

tampa_xp1200

Tampa do Ferrorama XP-1200

 

tampa_xp1300

Tampa do Ferrorama XP-1300

 

tampa_xp1400

Tampa do Ferrorama XP-1400

 

tampa_xp1500

Tampa do Ferrorama XP-1500

 

tampa_sl1000

Tampa do Ferrorama SL-1000

 

tampa_sl2000

Tampa do Ferrorama SL-2000

 

tampa_sl3000

Tampa do Ferrorama SL-3000

 

tampa_sl4000

Tampa do Ferrorama SL-4000

 

tampa_sl4000_eletronico

Tampa do Ferrorama SL-4000 Eletrônico

 

tampa_sl5000

Tampa do Ferrorama SL-5000

 

tampa_sl5000_eletronico

Tampa do Ferrorama SL-5000 Eletrônico

 

tampa_sl5000_betocarreiro

Tampa do Ferrorama SL-5000 Beto Carrero World

 

Créditos:

  • Fabricante: Brinquedos Estrela
  • Digitalização, montagem e tratamento: Fábio Barreiro
  • Agradecimento a todos os FERRORAMISTAS que colaboraram com este projeto.
  • Demais agradecimentos: Salvador Neto, Walacionil Wosch, Paulo de Tarso e José Uchôa.
Anúncios
Categorias: Ferrorama | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 8 Comentários

Navegação de Posts

8 opiniões sobre “Tampas antigas dos Ferroramas Estrela remasterizadas

  1. Marcelo

    Parabéns, obrigado pela dedicação e por distribuir este belo trabalho! abraços

    • Obrigado Marcelo, este é o nosso lema, manter viva a memória do colecionismo, valorizar o trabalho as empresas de brinquedos e dos colecionadores sérios. Além de compartilhar informações sem custo algum. Fico feliz que tenha gostado, compartilhe com seus amigos e curta a nossa página. Abraços.

  2. silvio

    Parabens pela postagem. Adorei rever as capas. Trabalho de primeira. Valeu.

    • Obrigado Silvio, estou tentando colocar o máximo possível de informações e sempre agregar mais colecionadores que desejam compartilhar da mesma ideia suas informações. Compartilhe com seus amigos nosso blog, curta nossa página no Facebook e o canal do YouTube, vou começar a postar vídeos também. Grande abraço.

  3. Wladimir

    Carp amigo..são fantásticas..tenho um ferrorama anos 60 da Estrela..de lata litografado…teria a tampa deste modelo….meu e mail .wladymirbarbosa@hotmail.com
    Abraços

    • Olá Wladimir, infelizmente não tenho esta tampa. Talvez encontre alguém nos grupos de Ferroramas no Facebook. O pessoal lá sempre procurar ajudar. Grande abraço.

  4. PAULO FABIANO ZAMBOM DA SILVA BORGES

    Amigo, parabéns pelo site. Muito bom mesmo. Gostaria de saber se poderia fazer a tampa da caixa do XP 1100. Abraço!

    • Olá Paulo, fico feliz que tenha gostado. As digitalizações e montagem dos arquivos foi realizada pelo colecionador Fábio Barreiro, até o momento não há a tampa do XP1100 devido ao fato de disponibilidade de uma tampa de qualidade para ser digitalizada. Normalmente são outros colecionadores que colaboram. Assim que ele conseguir produzir o arquivo, atualizamos a lista aqui neste post. Obrigado e abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

propagandas de gibi

Anúncios old school publicados em gibis

PATTI Toys

Trabalhando com brinquedos antigos desde 1989

Brinquedos do Gepeto

Brinquedos antigos e colecionáveis

%d blogueiros gostam disto: